MELIPONICULTURA: Contribuindo com o Ecossitema

A natureza sempre tem dado respostas rápidas quando interferimos positivamente, e certamente agradece pela ação dispensada quando focamos objetivos que contribuem na recuperação e defesa do nosso ecossistema.

Vemos hoje com mais clareza a necessidade em sermos pequenos agentes para participar na mudança de conceitos e na avaliação de tudo o que nos cercaIMG_20150319_173420

Através do trabalho que realizamos na meliponicultura, queremos agregar a este processo coletivo, interesses que mostram os resultados sejam eles econômicos, estudos científicos ou práticas ecológicas, pois é um laboratório a céu aberto que tem nele uma âncora de grande valia. Não podemos esquecer de destacar só a perda do campo da pesquisa, quando percebemos que algo grave estava acontecendo com as espécies do nosso meio, mas também a valiosa matéria prima de subsistência que estes insetos deixariam de proporcionar em suas ações.

Em 1998, quando fomos agraciados com uma colméia de Jataí, não tínhamos noção da grande e fértil diversidade de abelhas indígenas, que o sul de nosso País tem para nos mostrar, e que as mesmas estariam correndo tantos e sérios riscos de serem extintas. Hoje trabalhamos com práticas seguras no manuseio de multiplicação ou divisões de 15 espécies identificadas em nosso meliponário. Este é um trabalho que a própria natureza estaria fazendo, não fosse a visão míope dos humanos que ainda vem assaltando o nosso Bioma, por ganância econômica e a selvageria extrativista.

Temos a certeza que a nossa contribuição no contesto da meliponicultura, seja através das oficinas de orientação, trocas de experiências, e também incentivando os adeptos a este compromisso, estaremos fortalecendo um despertar ainda mais forte sobre uma ótica mais abrangente de preservação, e com resultados também econômicos, que num futuro próximo estarão culturalmente aliados em nosso meio para vivermos com mais saúde e melhor.

 

 “Quando somos despertados por um instinto em nossa caminhada, e dando resposta a ele, temos a oportunidade em contribuir muito somando lazer a um ideal de consciência civilizada.”

 

José Carlos Haas
Meliponicultor – Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul

Um comentário sobre “MELIPONICULTURA: Contribuindo com o Ecossitema

Deixe uma resposta